7 de junho de 2012

Etiquetas para Casamento

Sempre quando há algum casamento para ir, aparecem muitas dúvidas a respeito de como ir, o que pode ou não, o que é educado ou não. Seguir etiquetas de casamento é normal – seja um casamento comum ou um casamento real. Para que você não erre e não cometa nenhuma gafe, aqui estão algumas dicas de etiqueta de casamento. Confira:
- Somente o noivo e o pai do noivo usam fraque ou meio-fraque. Nenhum convidado pode usar fraque ou meio-fraque na cerimônia do casamento.

- Os padrinhos devem utilizar ternos escuros e camisa branca, preferencialmente.

- A cor branca, pérola e/ou marfim é exclusividade da noiva (no meu caso, abri exceção para as minhas lindas damoiselles :D). Nenhum convidado e/ou madrinha pode usar essas cores, senão pode competir com o traje da noiva. É uma total falta de elegância, caso isso ocorra.

- O chapéu, que compõe trajes femininos, só deve ser utilizado durante o dia.

- Madrinha pode usar preto, desde que o casamento seja a noite. Durante o dia, jamais. Há muito tempo o preto esteve associado ao luto e por isso não era considerado adequado para uma cerimônia do casamento. Porém, nos dias de hoje a moda é mais fluida e flexível.

- Caso vá a algum casamento durante o dia, é permitido usar os óculos escuros, mas retire-os quando chegar no local da cerimônia.

- Os presentes para os noivos, devem ser entregues pelos convidados com antecedência na casa da noiva. Atualmente, não se considera adequado os presentes para serem entregues na igreja. Caso não tenha tempo para isso, entregue após o casamento, no dia seguinte se possível, na casa dos pais da noiva. Caso more em outra cidade e tenha que ir embora logo após a cerimônia, deixe o presente no carro e o entregue para os pais da noiva após a cerimônia de maneira discreta.

- Nunca apareça em nenhum casamento com roupas totalmente informais (jeans, camiseta de malha, etc). Isso vale, inclusive para o casamento civil no cartório.

- Nunca peça para levar mais uma lembracinha, além daquela que você já ganhou. Isso é uma total falta de educação.

- Nunca peça para levar docinhos e pedaços do bolo do casamento, por mais intimidade que você tenha com os noivos. Isso é totalmente deselegante!

- Nunca roube docinhos, taças, copos e/ou talheres da festa do casamento! Esse item nem precisaria ser colocado. As pessoas deveriam ter em mente que roubar qualquer coisa não é moralmente aceito na sociedade. Isso é totalmente ridículo e fica parecendo que a pessoa está passando por um período de carência. Além disso, por mais que ache que ninguém está “vendo”. Tem sempre alguém que observa os absurdos realizados por alguns convidados. Esse tipo de coisa é totalmente sem nexo.

- Não fique querendo aparecer em todas as fotos e muito menos peça para ser fotografado, por mais intimidade que tenha com os noivos. Se controle e não queira aparecer tanto! Não é você o foco da festa. Caso o fotógrafo apareça para fotográfa-lo, tente agir da forma mais natural possível, ou seja, não fique querendo ocupar toda a foto e aparecer mais que os outros convidados. Seja discreto!

- No dia do casamento, os noivos precisam dar atenção para muitos convidados e dividir sua atenção com todos. Então, por mais que seja amigo dos noivos, evite concentrar e exigir as atenções dos noivos somente para você. Aja naturalmente e seja discreto.

- Sempre respeite o horário dos convites (tanto da cerimônia como da recepção). Ser pontual é importante em qualquer situação.

- Não fique bêbado na festa do casamento. Isso é uma total falta de educação com os noivos, mesmo que você seja da família. Além disso, uma pessoa bêbada sempre pode querer dar um “showzinho” ou trazer problemas como, por exemplo, ter que ser levado para o hospital ou algo do gênero. Se contenha e tente ser educado! Você não está em um “churrascão” com os amigos.

Adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário