6 de agosto de 2012

A trabalhosa lista de convidados

Hoje vim falar daquele item que (pelo menos no meu caso) está me dando mais dor de cabeça do que qualquer outro item me deu até agora. A chata lista de convidados! Logo que eu e o noivo resolvemos nos casar, fizemos uma lista com todas as pessoas queridas e familiares que tínhamos e os meus convidados chegaram a 250 pessoas. Tá, é claro que na hora eu desisti desse sonho de casamento. Aliás, e quando o noivo fizesse a lista dele? Festa pra 500 pessoas? Somos ricos por acaso, Thayná?
Passou a ideia do casório e resolvi só casar no civil. Maaaaaaas, noiva entende noiva, e todas sabem que lá no fundo todas nós temos o desejo de entrar linda na igreja, com um vestido branco perfeito, de véu e ver o amado lá na frente com os olhos brilhando e o sorriso mais sincero do mundo nos esperando, estou errada? :D
Então, aos poucos fui aceitando a ideia do noivo, de fazer um casamento pra poucas pessoas. E aí começou "a guerra" sobre quem chamar. Como meus pais estão bancando a festa (e ainda possuem aquele arcaico pensamento: "os pais que convidam para o casamento dos filhos"), tem horas que dá um treco, porque eles acham que devem chamar amigos deles que um dia, há mais de 30 anos atrás fizeram algo muito importante pra eles, e isso jamais pode ser esquecido ou apagado e eles tem a obrigação de convidar, blá blá blá! (Santa paciência, né?)
Por conta disto, minha lista ainda não está pronta (isso significa que mais estresse vem por aí) e eu tenho que terminá-la no máximo até outubro, pois o noivo precisa levar os convites pra Recife.

Maaas, deixando minha desesperadora situação de lado, vamos à alguns critérios que tenho utilizado e podem também servir pra você noivinha ou futuro noivinho (como o Léo) que anda se perguntando sobre este item:

- Parentes que você mal conhece
Você termina sua lista e acha que ela está perfeita, até que chega sua mãe e/ou sogra e pergunta: "- Cadê a fulana, prima de terceiro grau da sua tia Cláudia? E o beltrano, sobrinho do filho da sua prima Ana? Não acredito que eles não estão na lista!!" Nessas situações a gente deve ponderar pois parentes que moram longe se sentirão honrados com o convite, mas não vão se sentir "obrigados" a ir ao casamento. Então, se não der pra chamar aqueles parentes distantes e/ou que moram longe, não se encha de culpa.

- Os amigos dos seus pais
A gente sabe como é difícil dizer não aos nossos pais nesse sentido, ainda mais quando eles estão ajudando na festa. Mas nesse caso, o melhor a se fazer é conversar, e tentar convencer seus pais de que as pessoas que são importantes pra você também devem estar presentes!

- Os colegas quase amigos
São aqueles amigos que nós encontramos algumas vezes no ano, mas que não fazem parte do nosso convívio social. A melhor solução é organizar uma reunião à parte para comemorarem e matarem as saudades.

- Retribuir convites
Não. Jamais pense que só porque você foi convidada(o) pra um casamento, você tem a obrigação de convidar os noivos para o seu. Quem já se casou sabe como é difícil, e não vai se importar tanto se ficar de fora pois conhece as dificuldades.

- Convide todos do trabalho, ou ninguém
Tudo bem se você convidar aquela colega do trabalho que virou melhor amiga. Mas convidar dez pessoas e deixar outras cinco de fora, não dá né? Marque um jantar ou uma festinha depois e os mostre que eles são importantes.

- Não conte a ninguém
Se sua lista definitiva ainda não está pronta, o mais seguro é não falar pra ninguém se essa pessoa está convidada ou não, a não ser que haja muita certeza.

- Cuidado ao escrever o convite
Se você coloca "Fulano e família", significa que todos que moram lá, também estão sendo convidados. Então, se quer chamar só os adultos os só algumas pessoas, cite os nomes das mesmas no convite.

Achei essas dicas suficientes, mas no demais, convidem as pessoas que frequentam a casa de vocês, que tem bastante contato e que fazem parte da história de vida de vocês! :D
Tá bom que vocês já devem estar cansados de ler o Borboleta por hoje. HAHA!
Um beijo dessa noiva boba e apaixonada! ;*

31 comentários:

  1. Thayná minha querida!
    Chata essa parte né? hehe
    Pois eu nem defini a minha, mas tenho certeza que não vou ter muito problema com isso não.
    Como eu vou casar um pouco longe, pensei em convidar, por exemplo 200 pessoas e fechar o buffet pra 170/180... Todos nós sabemos que vai ter uma porcentagem de faltantes né?

    Beijinhos. =)
    Obrigada pelo carinho de sempre lá no blog, você é super especial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito chata mesmo Fran. No meu caso não vou convidar ninguém a mais do que os 170 que fechei com o buffet porque não estou contando com as crianças que irão. E eu é que agradeço florzinha, fico honrada! :*

      Excluir
  2. Ai como é complicado neh?
    Aqui eu fico querendo que o povo sente e faça uma lista (pelo menos previa) para saber quantos vem, mas é difícil, a maioria das pessoas são de fora e não podem vir, no fim vai ser muito convite para poucas pessoas presentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Raissa, mas essa lista prévia é bom você e o noivo fazerem com bastante antecedência pois é ele que indicará todos os outros contratos! :D

      Excluir
  3. Fazer lista de convidado é complicado viu !!!
    rsrsrs ..


    Bjos
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito mesmo Fabi e às vezes a gente fica "sem saída", é difícl! :*

      Excluir
  4. Ah...lista.
    Motivo de um dos poucos desentendimentos que eu e meu noivo tivemos por causa do casamento até hoje.
    O meu problema é que ele conhece gente demais e tem família grande demais.
    Graças a Deus meus pais não resolveram se meter...mas minha sogra...quer chamar a família inteira e nesta hora tem que sobrar paciência e sabedoria!
    Mas uma coisa eu sei...vai dar certo!
    Brinco com meu noivo que se esse povo da família não for rola um divorcio na hora rsrsrs
    Credo...
    As coisinhas se ajeitam Borboleta...vamos conseguindo cortar uns aqui uns ali e tudo fica bem.
    Boa sorte para você!
    Um enorme beijo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a do divórcio! KKKKK E no meu caso, também conheço gente do país inteiro e tenho família gigaaante! Muito obrigada pelo carinho Gabi! :*

      Excluir
  5. Realmente a lista de convidados é algo bem espinhoso!! Suas dicas para enxugar a lista estão ótimas..Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
  6. Amei essas dicas. Acho que essa é uma das partes mais difíceis dos preparativos. Afinal, não queremos magoar ninguém, mas as pessoas bem que poderiam nos entender, né? Rs Já anotei aqui para me ajudar, obrigada!! Bjo Marília www.mariliaeclaudio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Marília, se elas entendessem seria muuito mais fácil. Mas vai dar tudo certo nos nossos respectivos Grande Dia! :D

      Excluir
  7. Nossa pelo jeito a lista da trabalho pra todo mundo ne...rsrs...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Nise, muuuuito trabalho mesmo! :*

      Excluir
  8. Essa parte é mesmo bem complicada né?!
    O critério que usamos é chamar apenas os mais próximos a nós, que conhecem a nossa história e fazem parte dela!

    Boa sorte com essa etapa!

    Bjs
    Blog: Blog Worspite Noivas

    Sorteio de um Buquê: *Clique Aqui e participe!*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiz isso, mas mesmo assim ainda está ultrapassando o número de convidados Bruna, acredita? Mas vai dar tudo certo! :D

      Excluir
  9. Ah Querida, acho que a lista é a parte negra do Casamento, rs.

    Menina, nós surtamos pra faze-lá e olha que foi só a primeira versão kkk
    Adorei as dicas, importantíssimas (:

    Vai dá tudo dá certo!

    Beijo, beijo ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jana, concordo em gênero, número e grau com você! KKKK
      Vai dar sim, Deus está no controle linda! :*

      Excluir
  10. Adorei seu blog, muito boa as dicas. Acho que a lista de convidados é o que mais dá dor de cabeça, né! Beijos

    Mil Camadas de Tule

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente flor, muuuita dor de cabeça mesmo e seja muuuuuuuito bem vinda ao Borboleta, florzinha! Fique à vontade! :*

      Excluir
  11. Super válidas essas dicas, gostei muito.
    Principalmente a de manter segredo,
    adoro fazer as coisas em sigilo e deixar todo mundo surpreso na última hora, rs.

    Vou tentar chegar a 200 convidados com muito custo,
    espero chegar bem próximo.
    Te conto quando conseguir viu.

    Fica com Deus.

    http://homemcasando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também Léo, adooro fazer surpresas e fico felicíssima que tenhas gostado do post! Tô "trabalhando" arduamente na minha pra tentar chegar a 200 também e me conte mesmo que eu estou curiosa desde já! :D

      Excluir
  12. Ótima dicas!!
    Eu enxuguei minha lista para 200, foi o número que fechei com o buffet. Então vou chamar umas 220-230 pq sempre tem quem falte!

    Beijos!

    http://sweetnovember-kathe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha eu nem enxuguei Kathe, fechei o número que cabia no orçamento e tô me virando pra escolher (literalmente) os convidados! :*

      Excluir
  13. Thayná no meu casamento fiz convites para apenas 100 pessoas,e ja vi casos em que a noiva convida varioooos convidados e na hora falta varias pessoas,mesmo aquelas que sao especial na nossa vida,eu convidei 100 pessoas e no dia do casamento foram bem poucas e ouvi as mais diversas desculpas esfarrapadas,sem contar que sempre sai alguem falando.
    O bom mesmo 'e escolher as pessoas mais proximas e ficar atualizando quem vai ou nao,assim da tempo de convidar outra pessoa caso alguma nao possa ir.
    Espero que corra tudo bem com sua lista de casamento.
    DEUS abencoe e proteja voce!!!bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Julhia, sempre tem aqueles com desculpas sem cabimento que a gente chega percebe que poderiam fazer um esforço pra irem! :/
      Obrigaaada pelas dicas, vou anotá-las aqui linda, Deus te abençoe ricamente florzinha! :*

      Excluir
  14. Thayná menina..
    Estou passando para retribuir sua visitinha.. e adorei essas dicas!!
    Estamos fazendo a nossa também.. Mas acho que não teremos tantos problemas. Pelo menos é o que espero!! rsrsrs
    Meu noivo e eu já temos os nossos convidados... só vai ter problema se meus pais resolverem convidar a cidade inteira!! kkkk

    Beijos
    Amei o seu blog!
    Já estou seguindo aqui também!
    www.veusdenoiva.blogspot.com.br
    Tudo sobre casamentos!

    ResponderExcluir